• M Morais

Humidades em casa? Dicas de como evitar o bolor, o mau cheiro e os elevados graus de humidade!




Eu sei, as humidades tiram qualquer pessoa do sério. Eu sei porque lido com este problema há cerca de 2 anos e meio e aprendi alguns truques que transformaram por completo o aspecto e cheiro da minha casa.

Mas há algo que te quero esclarecer primeiro: o problema da humidade não é o nível da humidade mas as consequências da mesma, as toxinas ! O bolor e fungos são o grande problema. Normalmente o excesso de humidade cria bolor nos espaços e isso provoca a longo prazo, problemas na nossa saúde. Claro que existe níveis de humidade ideais para termos em nossa casa, contudo nem sempre é assim tão linear, e a maioria dos portugueses vive em espaços húmidos e por isso, hoje quero ajudar-te a tratar e prevenir as consequências dos elevados graus de humidades.

Primeiro que tudo quero dizer-te que não há milagres e que antes de atacar é preciso saber identificar o tipo de humidades que tens no espaço e que precisas de tratar.

Existem 2 tipos de humidades mais comuns: a humidade por infiltração e a humidade por condensação. Qual é a diferença? É simples, consegues identificar qual é através do aspecto da mesma.



No caso da humidade por infiltração, normalmente começa por aparecer uma mancha ( imagem 1 ) ou até água a escorrer numa parede (imagem 2). O que infelizmente acontece a maioria das vezes é, quando arrendas uma casa ou compras, a casa está pintada de fresco, muitas d

as vezes de propósito para esconder as humidades. Neste caso, aconselho vivamente a

apelares ao bom senso de quem te arrenda ou vende para que seja 100% honesto contigo, abordando o assunto mal vais visitar o espaço. Depois podes estar atento a alguns sinais de alarme, que deves em tomar atenção, tanto no inverno como no verão, sendo que no inverno são mais evidentes:

  • se sentes alguma parte das paredes molhada, isto é um forte indicador de humidades;

  • está atento ás janelas., se vires que tem água parada nos caixilhos ou um grande ressuado no interior da janelas;

  • manchas nas zonas da caixa das persianas;

  • rodapés inchados em algumas zonas;

  • está atento também a rachas pelo exterior, entra sempre água por ai;

  • telhados antigos, com telhas estragadas;

  • canalização danificada.

A humidade por infiltração deve ser tratada o mais rápido possível, pois tem tendência a alastrar com imensa facilidade, e algo que podia ter uma solução a nível económico, pode rapidamente tornar-se numa enorme dor de cabeça. Isto aplica-se a moradias e prédios. Tanto num tipo de edifício como no outro pode facilmente ganhar infiltrações, até por uma simples fissura numa parede exterior.

As causas para este tipo de infiltrações podem ser imensas, as mais comuns são:

  • defeitos no telhado;

  • má impermeabilização das paredes;

  • janelas com caixilharias de má qualidade;

  • caixas de ar das persianas;

  • má vedação de janelas e telhados, entre outras.

Existem algumas medidas preventivas que deves sempre fazer na tua casa para evitares alguns tipos de infiltração. Eu, por exemplo, verifico todos os anos as vedações das caixilharias das janelas, mas não só. A infiltração também pode acontecer pelo interior e nestes casos convém cuidar da casa com regularidade. certifica-te que verificas regularmente estes pontos do teu espaço:

  • canalizações bem limpas e cuidadas (este passo evita uma inundação inesperada e o bom funcionamento da canalização para que não se estrague dentro de umas das paredes)

  • cilindro bem vedado e a funcionar a 100% ( uma das infiltrações em minha casa vem do cilindro, que por não suportar a pressão da agua que entra da companhia, pinga para o chão - que neste caso, ate resolver o assunto, tenho uma bacia que despejo com regularidade)

  • vedar bem a banheira ou base de duche

  • vedar lava-loiça da cozinha

Existe vários tipos de materiais para vedares diferentes superfícies, e neste caso recomendo vivamente usares materiais de muito boa qualidade e adequados á função. Para isso basta dirigires-te a uma loja de bricolage e informares o vendedor a finalidade do vedante. Toma atenção à cor que escolhes, sei que existe branco e transparente. O transparente, se usado na base de duche por exemplo, com o tempo fica com manchas castanhas e pretas da sujidade acumulada que acaba por não sair. Então acabo sempre por recomendar o uso do vedante de cor branca. Contudo se a cor da superfície que vais vedar não for branca, recomendo provavelmente o uso do vedante transparente. Acaba também por ficar ao teu critério!

Agora em relação a como limpar o bolor que fica na mancha da humidade por infiltração:

Neste caso, o bolor vai estar sempre a aparecer enquanto a infiltração estiver activa e não for tratada. Assim, existem alguns produtos (químicos) que ajudam a retirada do bolor e a retardar o novo aparecimento. ( produtos referenciados no final do artigo)

| Obs: Atenção que todos estes produtos têm um cheiro forte e convém usar com a casa a arejar . Segue as instruções que estão em cada embalagem sem inventar! estes produtos são considerados perigosos, por isso toma também atenção as crianças e animais para não terem acesso aos mesmos.

Não te esqueças que não há milagres! Este tipo de infiltrações têm obrigatoriamente de ser reparadas para que o teu espaço se torne verdadeiramente saudável e 100% habitável. |

Depois existe a humidade por condensação:



A mais comum, mas que a maioria das vezes está directamente ligada à existên

cia de uma infiltração na casa. Principalmente quando notas a presença de muita humidade no ar e as manchas são muito grandes e em muita quantidade.


A primeira coisa que deves saber é o aspecto da humidade por condensação ( aparece sempre em cantos superior das pareces ou tectos. E normalmente aparecem sempre em paredes que estão em contacto com o exterior.

Porquê que isto acontece ?

É muito simples, a água evapora quando está a uma temperatura mais alta (humidade condensada) e percorre a casa, agarrando-se (transforma se em liquido) quando está em contacto com temperaturas mais baixas, neste caso, paredes que estão em contacto com o exterior. E ganha bolor (fungos) porque fica estagnada sempre naquele sitio.

É por isso que é tão importante arejar o espaço! Assim, forças o ar a circular e a humidade não fica estagnada , não ganhando bolor (pelo menos tão rápido). O acto de arejares a casa permite-te “limpar o ar” do espaço. Eu sei que muita gente vive no meio de cidades, no meio de caos do transito, onde o acto de abrir a janela para entrar ar puro, simplesmente não é possível. Mas ainda assim tenta fazê-lo, e pensa em investires num aparelho purificador do ar. Neste tipo de casos, em que o ar é muito poluído, esta é uma excelente solução. (produto referenciado no final do artigo)

Existem imensos produtos que te ajudam a retirar estas manchas de bolor, produtos estes que não só ajudam a retirar as manchas como a prevenir o aparecimento das mesmas. Contudo quero esclarecer uma coisa muito importante, se a mancha já for antiga, ou não limpares com frequência, o que vai acontecer é que o preto do bolor não vai desaparecer na totalidade. E ai só existe uma solução, pintares a casa!

Existem tintas maravilhosas para este efeito, próprias para casos extremos de humidade condensada. Insisto, humidade condensada! não para manchas de infiltração activas!

Como aplicas? é fácil! Quando comprares não te esqueças de referir a finalidade (“tinta para cobrir e prevenir bolor por condensação”), depois apenas tens de ter a atenção que quando aplicares, as superfícies devem estar bem limpas (com o produto de limpeza) e bem secas. Senão vai te custar muito mais a pintar , e vais misturar o preto do bolor com a cor branca da tinta (primário isolante). Acredita que vai dar asneira se fizeres isto!

E sim, esta tinta, é um primário isolante que para além de cobrir manchas antigas, previne que apareçam novas. É o primeiro passo que deves fazer quando queres pintar uma divisão onde normalmente aparecem estas manchas. Dá para tecto e paredes e depois de esta tinta secar (esperar as horas necessárias ditas na embalagem), podes pintar com a cor que realmente queres colocar por cima. É uma excelente base para qualquer cor que queiras utilizar. Inclusive o branco. Isto porque o primário é de cor branca mas não fica uniforme, por isso convém pintares com tinta branca de interiores por cima se o teu objectivo for manter a cor branca como cor final da divisão. (produto referenciado no final do artigo)

Então vamos lá, o que podes fazer para tratar e prevenir manchas por condensação:

Primeiro, volto a referir, se as manchas forem grandes e persistentes, verifica se não tens uma infiltração em casa, pode não parecer no principio mas a maioria das vezes este é o primeiro sinal de que realmente pode ser algo mais que condensação normal.

  • Arejar a casa! OBRIGATÓRIO! Não há desculpas para não o fazer ! Sei que nem sempre é possível mas faz sempre que possas. Tem mesmo de ser. Não só por causa das humidades mas também para melhorar a qualidade do ar em tua casa. | se viveres em sítios com muito transito, considera em investires num purificador do ar |

  • Usa um desumidificador se realmente vires que as manchas são derivadas de infiltrações e acabam por criar muito bolor. No fim do artigo dou-te um exemplo de um desumidificador com características e funções incríveis e que não tens de “dar um rim” todos os meses para o sustentar. De preferência compra um que meça a humidade do ar, assim, ele para mal atinja o nível de humidade ideal para um espaço. Respirares um ar muito seco é muito desconfortável a longo prazo.

  • Limpa as manchas com frequência! Não deixes que as manchas fiquem muito tempo sem serem limpas, pois entranham-se na tinta e dificilmente as vais conseguir retirar e a única solução vai ser pintar de novo! É importante a manutenção da nossa casa. E aqui entra também um factor importante, usa sempre tintas de interior laváveis, senão vai tornar todo o processo muito mais difícil. No final do artigo tens alguns dos produtos que já usei e recomendo muito o seu uso.

  • Não encostes totalmente os moveis as paredes! o quê Bárbara?! sim é verdade! deixa sempre um espaço de 3/4 cm da parede para que o ar possa circular na parte de trás dos moveis. Isto porque quem tem humidade em casa sabe que as paredes cobertas por moveis e os próprios moveis ganham imenso bolor e para prevenires isto tens de deixar o ar circular!

  • Abre os roupeiros e gavetas todas sempre que arejares a casa e não enchas demasiado os armários. As roupas têm de ficar “soltas”, nada de coisas acumuladas! É também por isto que as roupas ficam cheias de bolor. A roupa precisa de arejar! E aconselho também a colocação de alguns produtos nos armários que podem ajudar em situações extremas ( ver final do artigo ).

  • Enverniza todos os teus moveis de madeira! Este ponto é super importante! As madeiras têm de ser protegidas da humidade, senão vão ser as primeiras a dar sinais de bolor e fungos e acabam por se estragar num curto espaço de tempo.

E as plantas ?? ainda não falei das plantas eu sei, mas quis deixar o melhor para o fim!

Este é o ponto mais importante para mim porque sei que há imensa contradição entre os amantes de plantas. Eu falo por experiência própria. Ou seja, eu estudei sobre o impacto das plantas em locais interiores de permanência (casa, escritórios, centros comerciais, …) durante a minha faculdade. Sempre foi um tema que me fascinou imenso e quando tive a minha casa decidi aplicar ( NADA MELHOR QUE A NOSSA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA!) E a verdade é que passei a perceber como é que o impacto das plantas realmente funciona!


E como eu sei que tu também queres perceber de que forma as plantas podem também ajudar na luta contra as humidades, estou a terminar um artigo super completo sobre a minha experiência neste tema!

Sei que é um artigo longo, mas espero que te ajude a melhorar o aspecto e condições do teu ninho.

Quando vi a casa onde estou pela primeira vez, eu sabia que tinha humidade, mas nunca da forma que está agora ( piorou muito e muito rápido ao longo do tempo). Este inverno foi muito rigoroso! Conheço casas que nunca tiveram humidade e que este ano também não aguentaram! Mas tudo se trata, e não deves ter vergonha nenhuma da tua casa!


Em Portugal, infelizmente, ter humidade em casa é em muitos casos normalissimo! Contudo não deves normalizar o assunto, e deves sempre procurar resolver o máximo que conseguires.

(Sonho com o dia que a nossa construção se torne uma referência mundial, porque até agora não foi fácil confiar em profissionais da área da construção, contudo, felizmente há exepções.)

As infiltrações exteriores da minha casa, se tudo correr bem, vão ser arranjadas esta primavera/verão. No meu caso vai ser colocado capoto no exterior de toda a casa (solução para isolamento térmico da casa), as escadas e pátio da minha vizinha vão ser refeitos ( deixam passar agua para minha casa), e o cilindro vai ser arranjado!


Mas tudo isto não é feito de um dia para o outro e é importante que sejas realista! Obras bem feitas de exterior devem ser feitas sempre com bom clima, não com chuva ( não deixa que as massas sequem direito e vai dar asneirada). Assim sendo, podes ir cuidando do interior da tua casa até vir a solução definitiva, e acredita que investir no teu ninho é dos melhores investimentos que podes fazer!

Fica por ai, que em breve vou te explicar o impacto das plantas nas nossas casas!





PRODUTOS REFERÊNCIA:

Para os armários da roupa:


Desumidificador Auchan Neutro 65G - 1,49€

https://www.auchan.pt/Frontoffice/limpeza_e_arrumacao_casa/limpeza_da_roupa/desumidificadores_e_recargas/desumidificadorauchanneutro_65g/3075169/Auchan_Amadora?sid=5f9b3850-5d11-45db-80e2-0784139c6672_20


Desumidificador Auchan Rosa 250Gr - 1,99€

https://www.auchan.pt/Frontoffice/limpeza_e_arrumacao_casa/limpeza_da_roupa/desumidificadores_e_recargas/desumidificadorauchanrosa_250gr/3041043/Auchan_Amadora?sid=5f9b3850-5d11-45db-80e2-0784139c6672_19

Desumidificador e purificador do ar:

DESUMIDIFICADOR MEI DH 5012 - 169.99€

https://www.radiopopular.pt/produto/desumidificador-mei-dh-5012

Produtos para limpeza e prevenção de manchas de bolor e fungos:

Removedor bolores e fungos UHU 0.5L - 5.99€

https://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=6817673(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente)

Lixívia Spray Mousse Flor Neoblanc emb. 700 ml - 3.19€

https://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=5605255(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente)

Para Pintar a casa:


kit RIP humidades - CINTRACOR

Basicamente, em 4 passos e 3 produtos:

1 limpeza da parede com agua e lixivia ( para retirar o caruncho, aquelas manchas castanhas/negras)

2- Desinfeção- Lavifung - é um produto fungicida que serve para matar o fungo. E evitar que se alastre: aumente para outras paredes.

3- tratamento: primário velisol. É um primário acrilico que ajuda a prevenir o reaparecimento dos fungos. Ajuda da impermeabilização da parede.

Para casos específicos temos um Primário Hidroplit (tb de base aquosa- nos casos de efervescências, salitre. )

4- pintura - Acrilceda- uma tinta acrílica, com elevada resistência a humidades e à lavagem, e acetinada.


Velisol Branco - Isolante Acrílico

0,75L - 6,99€

5L - 19,50€

15L - 53,70€


Rendimento: 10-12m2/l


Acrilceda - Tinta Acrílica Semi-mate

0,75L - 8,90€

5L - 28,90€

15L - 84,00€


Rendimento: 10-12m2/l


Lavifung

Spray 0,75L - 7,90€

Garrafão 5L - 39,90€

https://www.instagram.com/cintracor/


Tinta anti-condensação LUXENS 0.75L - 7,69€

https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Tintas-e-drogaria/Isolamento-e-impermeabilizacao/Tinta-interior-anti-humidade/WPR_REF_19381621





5.625 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo